Meditação do dia 12 de Outubro

12-10-2021

MEDITAÇÃO DO DIA

12 de Outubro

Ter razão

"Quando admitimos que perdemos o domínio sobre as nossas vidas, não mais precisamos de discutir o nosso ponto de vista ... Já não é preciso termos sempre razão." Texto Básico, p. 66

Não há nada que nos isole mais depressa do calor e da amizade dos nossos companheiros de JA do que a nossa necessidade de ter "razão". Inseguros, fingimos ser uma espécie de figura de autoridade. Ao sofrermos de uma baixa auto-estima, tentamos sentir-nos melhor rebaixando os outros. Na melhor das hipóteses, essas tácticas afastam os outros de nós; na pior das hipóteses, geram conflitos. Quanto mais tentarmos impressionar os outros sobre como temos "razão", mais errados estaremos. Não precisamos de ter "razão" para nos sentirmos seguros; não precisamos de fingir ter todas as respostas para que os outros nos amem ou respeitem. De facto, é justamente o oposto que é verdade. Nenhum de nós tem todas as respostas. Dependemos uns dos outros para cobrirmos as faltas que há na nossa compreensão das coisas, e dependemos de um Poder superior a nós mesmos para cobrir a nossa impotência pessoal. É-nos fácil viver com outros quando damos aquilo que sabemos, admitimos aquilo que não sabemos, e procuramos aprender com os nossos companheiros. Vivemos seguros de nós próprios quando deixamos de depender no nosso próprio poder e começamos a confiar no Deus que viemos a conceber em recuperação. Não precisamos de ter sempre "razão". Basta-nos estar a recuperar.

SÓ POR HOJE: Deus, admito a minha impotência e a falta de domínio da minha vida. Ajuda-me a viver com os outros de igual para igual, dependente da Tua direcção e força.