Meditação do dia 17 de Setembro

17-09-2021

MEDITAÇÃO DO DIA

17 de setembro

Ir além do Quinto Passo

"Podemos achar que já fizemos o suficiente ao escrevermos sobre o passado. Não podemos cair nesse erro." Texto Básico, p. 37

Alguns de nós não têm grande vontade de escrever um Quarto Passo; outros levam-no a um extremo.

Perante o crescente desespero do nosso padrinho ou madrinha, nós não paramos de nos inventariar. Descobrimos tudo aquilo que há para descobrir sobre os motivos porque éramos como éramos. Achamos que pensar, escrever, e falar sobre o nosso passado é o suficiente. Não ouvimos nenhuma das sugestões do nosso padrinho ou madrinha para nos prontificarmos a que os nossos defeitos sejam removidos ou para fazermos reparações pelos danos que causámos. Limitamo-nos a escrever cada vez mais sobre esses defeitos e deliciamo-nos a partilhar aquilo que vamos vendo.

Por fim, o nosso padrinho ou madrinha, já completamente esgotados, recuam em autodefesa.

Por mais extremo que este cenário possa parecer, muitos de nós já se viram nesta situação.

Pensar, escrever e falar sobre aquilo que estava errado connosco levavam-nos a pensar que tínhamos tudo sobre controlo. Mais cedo ou mais tarde, todavia, compreendemos que continuávamos presos aos nossos problemas, sem qualquer solução à vista. Sabíamos, que, se quiséssemos viver de forma diferente, teríamos que ir mais além do Quinto Passo no nosso programa.

Começámos a procurar a boa-vontade para que um Poder Superior removesse os defeitos de carácter de que nos havíamos tornado tão cientes.

Fizemos reparações pela destruição que havíamos causado a outros ao agirmos nesses defeitos.

Só então é que começámos a experimentar a liberdade de um espírito acordado.

Hoje já não somos mais vítimas; somos livres para irmos em frente na nossa recuperação.

SÓ POR HOJE:

Embora sejam necessários, o Quarto e o Quinto Passo sozinhos não nos trarão uma recuperação emocional e espiritual. Vou fazê-los, e depois vou pô-los em prática.