Meditação do dia 2 de Maio

02-05-2024

"Talvez..."

"Há uma coisa que mais do que tudo irá derrotar-nos na recuperação; trata-se de uma atitude de indiferença ou de intolerância para com princípios espirituais."

Quando chegámos a JA, muitos de nós tinham uma grande dificuldade em aceitar os princípios espirituais deste programa - e por bons motivos. Por muito que tentássemos controlar a nossa adicção, sentíamo-nos impotentes. Ficávamos zangados e frustrados com alguém que sugerisse que havia esperança para nós, pois nós é que sabíamos. As ideias espirituais poderiam ter algum significado na vida de outras pessoas, mas não na nossa. Apesar da nossa indiferença ou intolerância para com princípios espirituais, sentimo-nos atraídos por Jogadores Anónimos. Aí encontrámos outros adictos. Eles tinham passado pelo mesmo que nós, impotentes e desesperados, mas haviam encontrado uma maneira, não só de pararem de jogar mas, também, de viverem e de gozarem uma vida sem jogos. Falavam dos princípios espirituais que lhes haviam apontado o caminho nesta nova vida de recuperação. Para eles, estes princípios não eram apenas teorias mas sim parte da sua experiência prática. Sim, tínhamos bons motivos para estar cépticos, mas estes princípios espirituais de que outros membros de JA falavam pareciam realmente resultar. Uma vez admitindo isto, não aceitámos necessariamente todas as ideias espirituais que ouvimos. Mas começámos a ver que, se estes princípios tinham resultado para outros, talvez pudessem resultar também para nós. Para começar, essa boa-vontade foi o suficiente.

SÓ POR HOJE: Os princípios espirituais de que ouço falar em JA talvez possam resultar para mim. Estou disposto, pelo menos, a manter a minha mente aberta a essa possibilidade.