Meditação do dia 29 de Dezembro

29-12-2021

MEDITAÇÃO DO DIA

Quarta, 29 de dezembro de 2021

Através do olhar dos outros

"Quando alguém nos aponta uma imperfeição, a nossa primeira reacção poderá ser defensiva ...(mas) se quisermos verdadeiramente ver-nos libertos, olharemos com cuidado para aquilo que outros adictos tenham para nos dizer." Texto Básico, pp. 41-42

Haverá uma altura da nossa recuperação em que chegamos à estranha conclusão de que a maneira como nos vemos a nós mesmos não é necessariamente a maneira como os outros nos vêem. Se calhar não somos tão bons, tão maus, tão bonitos, ou tão feios como julgamos - mas estamos demasiado perto de nós mesmos para o sabermos ao certo. É aí que entram os nossos amigos do programa, preocupando-se o suficiente para partilharem connosco aquilo que vêem quando olham para nós. Dizem-nos as coisas boas acerca de nós que possamos não saber - assim como as coisas difíceis que não conseguimos ver. Poderemos reagir defensivamente a essa "ajuda" - e em alguns casos com razão. Todavia, mesmo os comentários maliciosos às nossas supostas imperfeições poderão lançar luz sobre aspectos da nossa recuperação que nós próprios não conseguimos ver. Onde quer que haja uma observação útil, e seja qual for o motivo por detrás, deveremos prestar atenção. Não precisamos de esperar que os outros dêem espontaneamente as suas perspectivas. Quando estamos com o nosso padrinho ou madrinha, ou com outros membros de JA em quem confiemos, podemos ser nós a tomar a iniciativa e a pedir que nos digam o que vêem sobre determinadas áreas das nossas vidas que nós não estejamos a ver. Queremos uma visão mais alargada da nossa vida, e não apenas a nossa própria; podemos ter essa visão ao vermo-nos a nós mesmos através dos olhos dos outros.

SÓ POR HOJE: Procuro ver-me a mim mesmos como verdadeiramente sou. Vou escutar o que os outros tenham a dizer de mim, e ver através dos seus olhos.