Meditação do Dia 3 de Agosto

04-08-2021



MEDITAÇÃO DO DIA 03 de Agosto
Confiar nas pessoas

Muitos de nós não teriam tido mais sítios para onde ir, se não tivessem podido confiar nos grupos e membros de JA." Texto Básico, p. 95

Confiar nas pessoas é um risco. Os seres humanos são notoriamente esquecidos, inconsistentes e imperfeitos. Muitos de nós vêm de origens onde era comum haver traições e insensibilidade entre amigos. Mesmo os nossos amigos mais chegados não eram de confiança.
Quando chegámos às portas de JA, muitos de nós já haviam vivido centenas de experiências que lhes davam a certeza de que as pessoas não eram dignas de confiança.
Contudo, a nossa recuperação exige que confiemos em alguém. Somos confrontados com este dilema: as pessoas nem sempre são de confiança, mas nós precisamos de confiar nelas.
Como é que alcançamos isso, dada a evidência dos nossos passados? Em primeiro lugar, lembramo-nos de que as regras da adicção activa não se aplicam em recuperação. A maioria dos nossos companheiros estão a fazer o seu melhor para viverem segundo os princípios espirituais que aprenderam no programa. Em segundo lugar, lembramo-nos de que nós também não somos 100% de confiança. Iremos certamente desapontar alguém nas nossas vidas, não importa quanto nos esforcemos para não fazê-lo.
Em terceiro lugar, e o mais importante, compreendemos que precisamos de confiar nos nossos companheiros de JA. As nossas vidas estão em jogo, e a única forma de nos mantermos limpos é confiar nessas pessoas bem-intencionadas, que seguramente não são perfeitas.
SÓ POR HOJE: Vou confiar nos meus companheiros. Embora não sendo certamente perfeitos, eles são a minha maior esperança.