Meditação do dia 3 de Setembro

03-09-2021

MEDITAÇÃO DO DIA

03 de Setembro

A humildade expressa pelo anonimato

"A humildade permite-nos crescer e desenvolver numa atmosfera de liberdade, e alivia-nos do medo de virmos a ser conhecidos como adictos pelos patrões, pelas nossas famílias ou pelos nossos amigos." Texto Básico, p. 86

Muitos de nós poderão não ter compreendido a ideia de que "o anonimato é o alicerce espiritual de todas as nossas tradições".

Não sabíamos como é que isto era. O que é que o anonimato tem a haver com a nossa vida espiritual? A resposta é, tem tudo a haver! Ao preservarmos e cuidarmos do nosso anonimato, obtemos recompensas espirituais sem explicação. Há uma grande virtude em fazer-se algo simpático por alguém e não o dizer a ninguém. Também assim, resistirmos ao impulso de orgulhosamente anunciarmos ao mundo que pertencemos a JA - a pedir, de facto, a toda a gente que reconheça como somos maravilhosos - faz-nos valorizar ainda mais a nossa recuperação. A recuperação é uma dádiva que recebemos de um Poder superior a nós mesmos. Ao vangloriarmo-nos da nossa recuperação, como se fosse obra apenas nossa, conduz a sentimentos de orgulho e de grandiosidade. Mas mantermos o nosso anonimato leva à humildade e a sentimentos de gratidão. A recuperação é em si mesma a recompensa; a aclamação pública não a tornará mais valiosa do que aquilo que ela já é.

SÓ POR HOJE:

A recuperação é em si própria uma recompensa; não preciso que ela seja publicamente aprovada. Irei manter e cuidar do meu anonimato.