Meditação do dia 7 de Agosto

08-08-2021

MEDITAÇÃO DO DIA de 07 de Agosto

A lista de gratidão"Concentramo-nos em qualquer coisa que não corra à nossa maneira e ignoramos toda a beleza nas nossas vidas." Texto Básico, p. 91

É fácil sentirmo-nos gratos quando tudo corre bem. Se somos aumentados, sentimo-nos gratos. Se casamos, sentimo-nos gratos. Se alguém nos surpreende com uma bonita prenda, ou se alguém nos faz um favor que não pedimos, sentimo-nos gratos.
Mas se somos despedidos, se nos divorciamos, ou se ficamos desapontados com alguma coisa, a gratidão desaparece toda.
Ficaremos obcecados com tudo aquilo que não esteja a correr bem, mesmo quando tudo o resto possa ser maravilhoso. É nessas alturas que nos é útil uma lista de gratidão. Sentamo-nos com papel e caneta e fazemos uma lista das pessoas a quem estamos gratos. Todos nós temos pessoas que nos apoiaram através de períodos difíceis. Fazemos uma lista das qualidades espirituais que alcançámos, pois sabemos que sem elas nunca conseguiríamos chegar onde chegámos.
E, por último, mas não menos importante, fazemos uma lista da nossa própria recuperação. Tudo aquilo por que nos sintamos gratos vai para essa lista. Iremos certamente encontrar centenas de coisas nas nossas vidas que inspiram a nossa gratidão. Mesmo aqueles de nós que sofrem de uma doença, ou que tenham perdido todos os bens materiais, encontrarão bens de uma natureza espiritual pelos quais possam estar agradecidos. Um despertar do espírito constitui a dádiva mais valiosa que um adicto pode receber.
SÓ POR HOJE: Vou escrever uma lista das coisas, materiais e espirituais, pelas quais me sinto grato.