Meditação do dia 7 de Setembro

07-09-2021

MEDITAÇÃO DO DIA

07 de Setembro

Ressentimentos e a capacidade de perdoar

"Onde nos tenham prejudicado, o programa ensina-nos o espírito de perdoar." Texto Básico, p. 14

Em JA começamos a interagir com o mundo à nossa volta. Não vivemos mais em isolamento. Mas a libertação do isolamento tem um preço: quanto mais nos relacionamos com as pessoas, mais frequentemente veremos alguém a pisar-nos os calos. E é nessas circunstâncias que os ressentimentos costumam nascer. Os ressentimentos, justificados ou não, são perigosos para a nossa contínua recuperação. Quanto mais alimentarmos ressentimentos, mais amargos eles se tornarão, acabando por nos envenenar. Para nos mantermos limpos precisamos de encontrar a capacidade para deixar ir os nossos ressentimentos, a capacidade para perdoar. Começamos por desenvolver esta capacidade ao trabalharmos o Oitavo e o Nono Passo, e mantemo-la viva ao fazermos regularmente o inventário do Décimo Passo. Por vezes, quando não estamos dispostos a perdoar, é útil lembrarmo-nos de que, nós também, precisaremos um dia do perdão de alguém. Será que há algum de nós que não tenha já feito qualquer coisa de que se arrependa profundamente?

E não somos de alguma forma sarados quando outros aceitam as nossas reparações sinceras?

Uma atitude de perdão é um pouco mais fácil de desenvolver quando nos lembramos de que estamos todos a fazer o nosso melhor. Pois um dia também nós precisaremos de ser perdoados.

SÓ POR HOJE:

Vou deixar ir os meus ressentimentos. Hoje, se me fizerem mal, vou praticar o perdão, sabendo que eu próprio preciso de ser perdoado.