Meditação do dia 20 de Outubro

20-10-2022
MEDITAÇÃO DO DIA
Quinta, 20 de Outubro de 2022
Liberdade para escolher
"A moralidade forçada não tem comparação com o poder que vem a nós quando escolhemos viver uma vida espiritual." Texto Básico, p. 52 
Na nossa adicção activa muitos de nós viviam por defeito. Sentíamo-nos incapazes ou sem vontade de fazer escolhas sobre a forma como queríamos agir, sobre o que preferíamos fazer, ou mesmo sobre onde queríamos viver. Deixávamos que o jogo ou outras pessoas tomassem por nós as decisões mais básicas. A libertação da adicção activa significa, entre outras coisas, a liberdade para fazermos essas escolhas por nós. A liberdade de escolha é uma dádiva maravilhosa, mas é também uma grande responsabilidade. A escolha permite-nos descobrir quem somos e aquilo em que acreditamos. Contudo, ao exercitá-la, somos obrigados a pesar as nossas próprias escolhas e a aceitar as consequências. Isto leva alguns de nós a procurar alguém que faça as escolhas por nós - o nosso padrinho ou madrinha, o nosso grupo-base, os nossos amigos de JA - tal como a nossa doença fazia as nossas escolhas por nós quando usávamos. Isso não é recuperação. Procurar a experiência de outros é uma coisa; abdicar da responsabilidade pessoal é outra. Se não usarmos a dádiva da liberdade que nos é dada, se recusarmos aceitar as responsabilidades que lhe são inerentes, iremos perder essa dádiva e as nossas vidas ficarão diminuídas. Somos responsáveis pela nossa própria recuperação e pelas nossas próprias escolhas. Por mais difícil que pareça, precisamos de fazer essa escolha por nós e dispormo-nos a aceitar as consequências.
SÓ POR HOJE: Sinto-me grato pela liberdade para viver da forma que eu escolher. Hoje vou aceitar a responsabilidade pela minha recuperação, fazer as minhas próprias escolhas, e aceitar as consequências.